terça-feira, 19 de abril de 2011

Palestra "A Teoria do Zênite Solar: Novas Regras para as Estações do Ano nas Localidades Tropicais"


Na última quinta-feira (14/04/11) o GEOCLIMA teve a honra de recepcionar o Prof. MSc Luiz Sampaio Athayde Junior que ministrou a palestra intitulada "A Teoria do Zênite Solar: Novas Regras para as Estações do Ano nas Localidades Tropicais".  
A proposta do professor consiste em re(pensar) o verão da Bahia sob a luz da teoria do zênite solar e do conhecimento e literatura local. A pesquisa é realizada no intuito de reconhecer de forma oficial o Verão Real da Bahia determinando a data de início do verão com a ocorrência do primeiro Zênite Solar (incidência vertical do Sol) em Salvador no dia ~27/10, bem antes do verão oficial, e o término do verão após a ocorrência do segundo Zênite Solar em ~15/02. 
Segundo o professor “...cada cidade ou cada localidade poderia ter verões diferentes, principalmente se existem interesses em turismo ou frequência de praias. Outro ponto importante dessa teoria é aproveitar tais fatos científicos para ajudar a população a se proteger da radiação solar...” (http://veraodabahia.blogspot.com/).

O que de fato podemos perceber é que existe uma contradição entre o que está escrito nas regras oficias e o que sentimos na “pele” em Salvador. Dito isto, não seria melhor ensinar aquilo que realmente condiz com a realidade observada e sentida por todos? E os livros didáticos não deveriam considerar a realidade de cada lugar? Afinal, lugares diferentes pressupõem regras diferentes!
Não podemos deixar de destacar que a palestra do professor Luiz Sampaio Athayde Junior despertou grande interesse entre os estudantes de Geociências, além de oportunizar o debate sobre tema tão importante para toda sociedade.

O GEOCLIMA agradece a tod@s pela participação!!

Abaixo estão os links dos vídeos da palestra:




                            

                                 





 



2 comentários:

  1. Adorei a palestra e a proposta do professor Luiz Sampaio! Parabéns ao GEOCLIMA por nos proporcionar a oportunidade de conhecer e discutir tema tão importante!!! ;D

    ResponderExcluir
  2. Pessoal do IGEO,

    Fiz uma nova postagem sobre a palestra do último dia 14/04. Como faço apenas uma postagem por mès e já tenho material da apresentação que fiz em Campos dos Goytacazes dia 23/04 no 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, vou deixar passar o mês para continuar mantendo o mesmo ritmo de postagens, confiram direto aqui ou na URL principal: http://veraodabahia.blogspot.com/2011/04/palestra-no-instituto-de-geociencias-da.html

    Abraços e obrigado a todos!

    Luiz Sampaio Athayde Junior / http://www.veraodabahia.blogspot.com/

    ResponderExcluir